Imagem capa - Como se preparar para o seu Ensaio Debutante? por Juliana Madalosso

Como se preparar para o seu Ensaio Debutante?

Os tão esperados 15 anos são um marco na vida de uma menina e sua chegada merece ser registrada através de fotografias que guardarão esse momento especial para sempre!

Para as suas fotos saírem do jeitinho que você sonhou, criamos esse post com informações e recomendações para você tirar todas as suas dúvidas e se preparar para o seu Ensaio Debutante da melhor forma possível.

 



1. Como escolher o melhor local para o meu Ensaio?


O ensaio pode ser realizado em espaço externo, na casa dos clientes ou em outra locação conforme o gosto da debutante. Pense no estilo de ensaio que gostaria de ter, pense nos lugares que você mais gosta de visitar e que mais combinem com seu estilo de vida! Você é mais caseira ou gosta de sair? Iria preferir um ensaio mais urbano ou em meio a natureza? Campo ou praia? Pense nas coisas que gosta de fazer, algum hobbie que seria legal registrarmos. Me conte as coisas que gosta de fazer e os lugares que gosta de ir para escolhermos juntas a locação perfeita!

 



2. Qual o melhor dia e horário? 


Se a locação escolhida para o ensaio não for muito longe e se não precisarmos reservar o dia inteiro para o ensaio (como em caso de ensaio em praias e chácaras mais distantes), indicamos começar as fotos a partir de umas 15h ou 16h para aproveitarmos uma boa quantidade de luz do dia e terminarmos com uma luz mais suave de final da tarde.




Também é possível estender um pouco mais o ensaio e realizar algumas fotos noturnas. 




Se possível, opte por realizar suas fotos em algum dia de semana para aproveitar que parques/praças/ruas da cidade estão mais vazios!


3. O que devo levar? 


Os acessórios são os queridinhos das debutantes e são muito bem-vindos, mas sem exageros, para a sessão fotográfica não girar apenas em torno deles! Varia de acordo com o tempo de cobertura fotográfica, mas normalmente de 5 a 7 acessórios já são suficientes.




Pensem nos objetos que mais gostam, que tenham algum significado especial e que fazem parte da sua vida. Por exemplo: balões, um instrumento musical, alguns livros que a debutante gosta de ler, as suas sapatilhas e roupas de ballet, pózinhos coloridos, etc. Caso não tenha pensado em nenhum objeto não tem problema, pois teremos um dia agradável juntos e as cenas irão surgindo ao decorrer do ensaio.


4. Como escolher os looks e quantos levar?

Escolha as roupas que mais gosta e que tenham a ver com a sua identidade! Pense em peças que te deixam confortável e que te fazem se sentir bem consigo mesma! Evite usar roupas só porque estão na moda e que podem causar qualquer tipo de desconforto ou tensão.
Para ensaios de até 2 horas de duração uma troca de roupa é o ideal, no máximo duas, o que faz com que o ensaio flua melhor. Para ensaios de 4 horas o cliente pode levar mais opções de looks, mas também respeitando um limite de até 4 trocas para não termos tantas pausas  entre as fotos e não ficar cansativo. Alguns acessórios podem ser verdadeiros coringas para dar uma variada sem precisar trocar o look inteiro, como um lenço, uma camisa jeans, uma coroa de flores, que super combina com ensaios debutantes!



Caso sejam feitas fotos com outros membros da família, pensar nos looks dos participantes do ensaio em um conjunto para ver se as roupas ficam harmoniosas entre si. Sugestão: optar por cores mais claras e neutras; evitar estampas e marcas muito chamativas e blusas listradas. Outras composições que funcionam são: todos os membros com a mesma cor de roupa, ou metade dos familiares com uma cor de roupa e a  outra metade com outra cor que combine com a primeira.




5. Cabelo e Make


A escolha da maquiagem e o penteado fica à critério do cliente, porém, para ensaios realizados durante o dia, aconselhamos fazer uma maquiagem não muito pesada e para o cabelo, uma escova com movimento para dar um ar mais natural às fotos! Você pode escolher entre fazer sozinha ou contar com a ajuda de um profissional de sua confiança. Caso ainda não tenha um profissional de confiança entre em contato que eu te passarei algumas indicações de profissionais com os quais já trabalhei.




Informações Adicionais:

* Para ensaios ao ar livre, aconselhamos que as pessoas que forem participar do ensaio passem repelente e protetor solar para evitar qualquer desconforto durante o ensaio.

* Sugerimos também levar água para manterem-se hidratados, e, em caso de ensaios com mais de 3 horas de duração, um lanchinho leve.
* Em caso de chuva o ensaio poderá ser remarcado!


* Despesas de deslocamento e viagem para ensaios fora de Curitiba, assim como taxas de entrada de chácaras não estão inclusas na sessão. Consultar o valor de deslocamento conforme a região.


*Caso o cliente queira que as fotos do ensaio sejam apreciadas na Festa, sugerimos realizar o ensaio fotográfico com pelo menos 30 dias de antecedência (tempo médio de edição das fotos)

E por último... APROVEITE cada momento!




Venha com disposição e muita alegria no coração! Esse é um momento único e especial e o nosso desejo é registrar todo o amor, a felicidade e a alegria que o envolvem para que ele fique guardado em sua memória para sempre!!!

Espero que esse post tenha tirado todas as suas dúvidas, mas caso tenha mais alguma é só me chamar, que terei prazer em responder! :)

Atenciosamente, Juliana Madalosso - Fotografia.